sexta-feira, 9 de abril de 2010

Iluminação em apartamento

faixablog

Iluminação é essencial. Sabe aquele ambiente que deveria ser lindo, com móveis interessantes, cores legais e tudo muito bacana que no fim ficou bem sem graça? Pois é… a iluminação pode fazer isso, se for ruim, perde-se cor, vida, graça. É como uma foto sem flash em um ambiente escuro. Não que eu seja expert em luminotécnica, prefiro falar de experiências.

Em apartamento essa história é ainda mais importante, pois as janelas geralmente são menores que as janelas das casas e com isso a iluminação fica um pouco comprometida.

Entre os recursos, existem os spots, que já são manjados e nem precisam de grandes apresentações. São recursos para pontos focais de luz. Ótimos para quadros e obras de arte. Este spot é da Giamar.

spot_embutir[1]

Os pendentes ou lustres são, na minha opinião, os mais artísticos dos recursos de iluminação. Podem ser bem simples ou super rebuscados. São usados principalmente em mesas de jantar, mas há quem use, como eu, no lugar do abajur. O pendente, neste caso, faz as vezes do abajur sem ocupar espaço na mesinha de cabeceira. Podem ainda, em versões delicadas, iluminar mesinhas laterais de salas de estar. Como exemplo, o primeiro com bolinhas é do Empório da Luz. O segundo, o terceiro e o quarto são da Bronzearte.

 pendente6[1] 
BOREAL_EG12506PD[1]

 EG0899PDM_F[1]
KG525108LS_F[1]

Em geral os pendentes iluminam principalmente para baixo e os lustres principalmente para cima. No caso do pendente o astro é quem está logo abaixo, geralmente a mesa. No caso do lustre, muitas vezes o astro é ele mesmo…

Além dos pendentes existem as arandelas que atuam como iluminações alternativas para longos corredores, ou amplos salões, ou mesmo quando a intenção é iluminar as paredes de uma maneira decorativa. As arandelas também podem fazer as vezes da iluminação de cabeceira. As opções a seguir são da Bronzearte.

 KG010202AR_F[1] 
MIDE_JH009BXSSI[1]  
Sem Título-1 
FALLS_GP1301AR1[1]

Os plafons são alternativas de iluminação geral. São bem versáteis e em geral cumprem seu papel de maneira mais discreta que as arandelas e pendentes. As opções mais extravagantes são exceções à regra, mas também tem seu lugar. Estes são da Bronzearte.

 plaf
plaf2

Há quem goste de misturas bem complexas de recursos de iluminação. Eu gosto de ter opções, mas acredito que elas não podem brigar entre si, então minha idéia é seguir uma linha de raciocínio seja por cor ou forma, mas sem exagerar na dose…

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails