terça-feira, 20 de abril de 2010

Como planejar um guarda-roupas ou closet?

Qual é a melhor disposição para gavetas, prateleiras e araras em um closet / guarda-roupas? Em cima? Embaixo? Muitas? Poucas?
Gavetas ... como é melhor? Várias e pequenas ou poucas e grandes? Com chave? Com frente de vidro? Rasas? Fundas?
Muita gente deixa o marceneiro ou a própria loja decidir a disposição interna do guarda-roupas. Aí quando vai guardar as peças descobre que não caberá tudo, que a organização interna não atende... Eu acho que um pouco de planejamento nunca é demais. Uma amiga diz que sou a “rainha da planilha”... mas eu gosto é de planejar.
Não sei quais são as regras, mas posso contar como eu planejei meu guarda-roupas e como fiz tudo caber lá dentro depois...
1) Examinei as quantidades de roupas, sapatos e acessórios (não fiz um CENSO, mas dei uma olhadinha) e coloquei em mente o que pretendia adquirir a curto prazo. Por exemplo: Pre-ci-so comprar uns três sobretudos, duas dúzias de vestidos e 25 pares de sapato nos próximos 2 meses. Vou precisar de espaço para guardar tudo isso.
2) Coloquei em mente o tamanho do espaço para o futuro closet ou guarda-roupas. E então dividi este espaço pela largura usual das portas de armário. Se vocês estiver trabalhando com um marceneiro terá maior flexibilidade para adaptar estas medidas ao espaço. Não esqueça de considerar a largura da portas, divisões e fundos nestas medidas. Se estiver trabalhando com uma loja, como foi meu caso, é necessário conversar com o vendedor sobre as medidas padrão da loja para portas de fechar e de correr, espaço ocupado pelas ferragens, fechamentos, etc.
Exemplo:
Espaço para o guarda-roupas:
gr2
Divisão das portas internas (em amarelo está a área que podemos efetivamente preencher)
Antes de partir para a próxima etapa avaliei se o espaço comportaria minhas coisas. E então decidí o que iria manter, o que iria doar, vender ou jogar fora. Afinal, eu tinha muuuuuuitos cacarecos…
gr1
No caso dos sapatos decidí armazená-los em caixas transparentes que comprei no Mercado Livre. Os sapatos são as peças mais enigmáticas de um guarda-roupas. É possível colocar em caixa ou fora de caixa, em prateleira fixa, prateleira móvel, em sapateira de pano, em sapateira de metal... Tudo depende da quantidade e do espaço.
Nós, mulheres, centopéias, temos que nos lembrar dos sapatos nesta hora...
3) Com base nas quantidades de cada item e na forma como pretendia organizá-los fiz as divisões internas.
Não são exatamente estas que eu fiz na época, este é um exemplo:
gr3
O mesmo vale para um closet, a diferença é que não é necessário se preocupar com as portas.
Eu não tive que me preocupar com a altura porque em casa somos altos, mas isso pode interferir na distribuição interna. Imagino que seja interessante evitar colocar coisas usadas com freqüência no alto.
4) Levei o desenho à loja. Eles tem plenas condições de adequar a escala e de adaptar as suas idéias à realidade, fazendo ajustes, e informando se o que você quer é possível. As medidas não precisam estar exatas no desenho, mas precisam ser um pouco realistas.
5) Feito isso, eu só tive que me controlar para não ter um ataque de fúria consumista. Não comprar 150 coisas novas pois não iriam caber no meu guarda-roupas... Foi assim que eu aprendí que não adianta querer colocar o elefante na caixa de sapatos...
Em um próximo posto eu mostro qual foi o resultado (como ficou o guarda-roupas)…

3 comentários:

Unknown disse...

Olá Erika. Adorei o seu Blog!!!
Vc passa informações simples, práticas e úteis para o nosso dia-a-dia!!Parabéns!!! Fiquei bem interessada no assunto do guarda-roupas/closet... é que estou em reforma, e vou seguir as suas dicas .... pesquisei em seu Blog, mas, não encontrei como ficou o seu guarda-roupas (fotos). Conte pra gente!! Abs!!

Anônimo disse...

as dicas são muito boas! Porém com economia, espaço restrito, moro em uma cidade que tudo mofa( Ouro Preto- MG )...
E tenho minha filhota /adolescente..
Abraços.
Lèo

Erika disse...

Oi Leo, Minha dica para umidade são produtos desumidificadores e anti-mofos para colocar dentro dos armários. Alguns links úteis:
http://compare.buscape.com.br/artel-ea-12-mr-12-litros-por-dia.html?pos=3#precos

http://portalsoin.com.br/?portfolio=evita-mofo-silvestre-180g

São medidas que você pode adotar...
Abs Erika

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails