terça-feira, 13 de abril de 2010

Cadeiras e banquinhos

Em casa, cadeiras têm que oferecer conforto acima de tudo! Esta é a minha opinião. Para mim a idéia de que ‘um bom design basta’ não se aplica a esta área. Por mais interessante que o desenho de uma cadeira seja, ela deve ser confortável ao sentar. Ou seja, se o test-drive não for bom, eu desisto.
sentarse-t15037[1] Além disso, conceitualmente grande parte das cadeiras residenciais pressupõem uma certa permanência, ao contrário dos banquinhos que cumprem sua função por alguns instantes e assunto encerrado.
Já no âmbito comercial, as coisas mudam. Alguns estabelecimentos comerciais levam a questão dos assentos muito a sério, não que isso tenha mérito, pois não significa necessariamente que eles se preocupam com seu conforto. Eles pensam no bom funcionamento do negócio do ponto de vista econômico, ou seja, trabalham o tempo de permanência dos clientes no estabelecimento e o reflexo disso no negócio. Exemplos:
· Restaurante mais finos: O balcão de bar tem bancos e não cadeiras, afinal, geralmente as pessoas aguardam alguns minutos no bar e depois se dirigem às suas mesas onde há cadeiras estofadas mais confortáveis. Nesta configuração a idéia é que os clientes permaneçam mais tempo à mesa, onde tem chance de consumir produtos mais caros. O giro neste caso não é uma preocupação muito grande.
1646.%20restaurante[1]
· Restaurante por quilo: As mesas são pequenas e em grande quantidade e geralmente as cadeiras não são estofadas. Neste cenário busca-se a permanência mínima necessária com algum conforto.
CadeiraMesaRestaurante150h[1]
· Fast food: Cadeira desconfortável  e geralmente fixa ao chão é comum em fast food e praça de alimentação de shopping. Nestes locais busca-se a permanência mínima e o giro máximo, para isso, quanto mais desconfortável a cadeira, melhor. É quase ofensivo. Só falta anunciar: ‘Coma rápido e vá embora’.
mesafastfood4lug[1]
· Sala de espera de consultório: Eis um ponto controverso – hoje é crescente a preocupação com maior conforto nas salas de espera de consultórios, afinal em locais onde a espera é grande a paciência também tem que ser grande, e o conforto contribui para o aumento da paciência. Mas não foi sempre assim. Em hospitais antigos as salas de espera ainda não são adequadas ao conforto e o ambiente que já é um pouco tenso tende a ser ainda mais tenso pelo desconforto a que os pacientes são submetidos.
Seguindo a linha de pensamento dos administradores, nas residências as cadeiras para a sala de estar, as de escritório, as de mesa de jantar deveriam ser as mais confortáveis da casa, afinal geralmente as pessoas usam estes assentos por mais tempo. Onde não há restrição de espaço, máximo conforto deveria ser indispensável. Afinal, na sua casa, você escolhe quanto tempo quer ficar em cada espaço...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails