Ele tem origem bizantina, o piso foi difundido na França, Itália, Espanha e Bélgica com o surgimento do cimento Portland, em 1824, quando passou a ser usado para decorar as mansões da nobreza.
Presença constante em palácios europeus no século XIX, o ladrilho hidráulico foi moda por aqui na época da imigração italiana nos anos 20.
Presença constante em palácios europeus no século XIX, o ladrilho hidráulico foi moda por aqui na época da imigração italiana nos anos 20.
http://muhpanpaisagens.wordpress.com/2007/04/24/ladrilhos-hidraulicos/
Hoje, ele está de volta, pela tendência retrô que valoriza elementos do passado. A produção artesanal continua a mesma. A receita: as tintas são despejadas no molde, que depois é desformado. Na seqüência, ganha camadas de pó secante e cimento úmido. Depois de prensada, a peça é levada ao descanso por 24 horas, seguida de imersão em água.
O uso pode ser formando um desenho específico, um “tapete” como nas imagens acima ou misturadinho como nas imagens abaixo.
http://ladrilhoshidraulicos.blogspot.com/
O material é bastante resistente a impacto e desgaste. Porém, é necessário proteger o piso com um impermeabilizante, a fim de evitar manchas. O ladrilho é mais grosso que a cerâmica, portanto sua espessura deve ser levada em conta no preparo do contrapiso.
Instalação
É sempre recomendável contratar mão-de-obra especializada. O instalador deve ter prática de nivelamento, já que as peças artesanais são produzidas com espessuras que variam de 1,6 a 2 cm (os ladrilhos feitos para parede têm cerca de 1 cm, porque precisam ser mais leves). As diferenças precisam ser compensadas na quantidade de massa colante para o produto ficar bem nivelado, e que o ideal é utilizar cimento branco estrutural no assentamento e impermeabilizar o contrapiso, evitando manchas provenientes da umidade do solo.
Lembramos que por se tratar de uma peça porosa, todo cuidado é pouco na hora do assentamento. Caso contrário, o ladrilho pode sujar e ficar manchado.
O ideal é encerar cada peça antes de ser colocada, vale lembrar que a instalação dispensa rejunte porque sua dilatação é muito pequena, ao contrário da cerâmica. Deve-se evitar instalar o ladrilho sobre outros pisos, em todo caso, se essa for a única opção, deve haver um contrapiso bem nivelado e impermeabilizado. E com argamassa própria para colocação de piso sobre piso.
Manutenção
Dois dias após a colocação, aplicam- se três camadas de resina acrílica própria para ladrilhos hidráulicos, com oito horas de intervalo entre uma e outra, para impermeabilizá-lo e protegê- lo contra manchas.
No dia-a-dia, pode-se lavar o piso com sabão neutro e água ou passar um pano úmido seguido de cera líquida incolor (uma vez por semana ou a cada 15 dias, se for um piso de pouco tráfego) para dar brilho e preservar a resina. Esta, no entanto, deve ser reaplicada depois de um a três anos, dependendo do uso, se for diário ou não. Quanto a riscos, é preciso tomar cuidado ao arrastar móveis muito pesados ou de ferro. No entanto, a peça riscada pode ser restaurada com um polimento feito com máquina apropriada, segundo os fabricantes.
Quanto custa
A média de preços do ladrilho hidráulico é de 25 reais o m2 dos modelos mais simples, cerca de 50 reais o m2 dos lisos e de 60 a 180 reais o m2 dos decorados. O alto custo tem explicação: quanto mais elaborado, maior o tempo para ser produzido. Um ladrilheiro experiente faz no máximo 15 unidades por dia, com desenhos e cores mais elaborados. Por isso, as encomendas levam de 20 a 40 dias para ficar prontas. O custo da instalação, sai de 25 a 30 reais o m2, sendo que um bom instalador chega a assentar 30 a 40 m2 de ladrilhos por dia, no caso de paginações simples.
Fonte:http://www.viverbemonline.com.br/revista/166/textos/54/Gente, aprendi muito com esta matéria e com as imagens que vi. Espero que ajude vocês também.
Nenhum comentário:
Postar um comentário