domingo, 27 de março de 2011

Rodapé de madeira?

Eu coloquei rodapés de madeira na sala de casa e o meu piso é de porcelanato.
Como os nossos rodapés eram de mdf pintamos de branco.
Fica muito bonito principalmente se houver um contraste entre a cor da parede, do rodapé e a do piso.
Vejam alguns exemplos:


17 comentários:

Jaqueline disse...

Pensei bastante em rodapé de mdf, mas soube que els incham se molhar, então não decidi ainda.
Tem de polietileno que me agradou mas o preço é meio salgadinho.
No fim das contas o mais barato é cortar o proprio piso!

Bjão, Jaque

Erika disse...

O MDF possui certa resistência à água, mas ele não é imune à sua ação, isso é verdade.

É preciso saber que existe uma diferença entre uma chapa ou pedaço de mdf que é molhado uma vez, mesmo que por um período longo, e outra que seja molhada constantemente.

A explicação sobre a ação da água na chapa é que as fibras da madeira, ao absorver umidade, irão inchar.

Isso acontece em qualquer tipo de chapa - seja MDF, aglomerado ou compensado.

A umidade também favorece o aparecimento de fungos, o que contribui para a degradação do painel.

A tinta aplicada ajuda a proteger a madeira e garante uma durabilidade um pouco maior.

fatti navarro disse...

eu acho que com o MDF o acabamento fica mais refinado se for em salas onde nao precisará molhar a toda hora, acho tb que uma pano molhado nao vai interferir nele não, ja o piso cortado para acabamento eu acho que combina mais em casas de praia , será que estou errada? acho que cada pessoa tem uma idéia diferenciada né?

eu quero muito fazer o acabamento no meu porcelanato em MDF envernizado que vai combinar com os degraus da escada e tb com a porta social , será que ficara bom?

bju bju,

fatti___

Erika disse...

Olá Fatti,

Eu acho que sua idéia ficará muito bonita sim. O contraste piso - rodapé - parede é sempre interessante.

Meu pitaco é buscar uma harmonia com a cor do verniz que você for usar... E eu acho que o verniz vai cumprir a mesma função da tinta branca e proteger o material das ações do ambiente. E, é claro, sem balde d'água no mdf, rs. Bjos. Obrigada pela visita !!

Anônimo disse...

ola Erika vc sabe se o porcelanato mancha ao andar descalço e se ele risca tambem? O piso da minha casa é cor de mogno, não pode nem andar descalço que aparece a mancha e ja ta todo riscado, quero colocar porcelanato mas tenho medo que isso aconteça com ele também. Você que ja colocou em sua casa, pode me dizer se isso acontece? bjs e obrigado

Erika disse...

Olha só, o porcelanato do meu apartamento ainda não riscou, tem 1 ano e 4 meses que coloquei. Ele é um porcelanato polido (aquele de alto brilho) e clarinho... O fato de ser clarinho tem o inconveniente de realçar qualquer tipo de sujeira, como fios de cabelo e pó por exemplo... As manchas podem surgir no caso de deixar cair algo colorido como molho, tinta ou vinho... se isso ocorrer é necessário limpar logo em seguida... sem desespero, mas com alguma rapidez porque o porcelanato é poroso e pode ficar meio manchado. Eu tomo este cuidado, e o piso ainda está impecável. Temos duas cadeiras de rodinhas de gel que ficam em cima do piso, nada aconteceu com o piso depois de mais de uma no de uso. Ahhh nós colocamos o piso na diagonal que fica muitooo bonito. Espero que ajude. Boa sorte !

tania disse...

Olá, boa tarde!
Vasculhando a internet descobri esse blog. Tb estou colocando porcelanato na minha casa e a minha dúvida era com relação ao rodapé. Fiz orçamento de rodapé do piso e achei caréeeesimo! Então resolvi colocar rodapé de madeira e pintar de branco. Que tipo de madeira colocar? E qual tinta melhor para proteger da umidade, panos úmidos, etc? Obrigada!

Erika disse...

Olha eu coloquei um rodapé pronto que vendiam em um stand dentro da Telha Norte, era vendido por metro. Foi da http://www.rodape.com Não sei se ainda vendem lá na Telha norte, mas o preço foi bom. Fiz a ainstalação com profissionais que eles mesmo indicaram e a pintura foi com tinta esmalte.

Anônimo disse...

gostaria de saber seo meu rodapé precisa ser da mesma cor dos batentes da porta???

Fernando disse...

Ola... Comprei e instalei um rodape de madeira branco da durafloor. O problema é que com a limpeza diaria com panos umidos, o rodape amarelou um pouco. Alguem conhece alguma tinta para retocar estes rodapes? O mesmo aconteceu com as portas laqueadas. Obrigado

Erika disse...

Fernando, as portas laqueadas amarelam um pouco mesmo, especialmente se forem usados produtos como o querido Veja, na limpeza... Não sei se foi o caso, mas mesmo a luz do sol sef or intensa pode amarelar a laca. Já o rodapé se for simplesmente pintado e não laqueado, pode ser repintado com tinta esmalte. Vale lembrar que o cheiro é forte, por isso recomendo manter as janelas abertas para circulação de ar. Abs Erika

raissa disse...

Olá, queria saber q tipo de tinta usar no rodapé p ficar branquinho assim como esse da foto q vc postou? queria pintar de laca, mas vi q tem muitos inconvenientes e sai bem caro, pesquisando na net vi q tem uma tinta q imita a laca, é certo isso, existe essa tinta? que tinta é? obrigada!

Erika disse...

Oi Raissa, no meu rodapé de madeira usei a mesma tinta que se usa para pintar portas (a tinta esmalte), mas a verdade é que não fica branco-alvo como este da foto. A laca dá este efeito mas depois amarel. O meu ficou branquinho mas o sol acaba amarelando um pouco o tom com o tempo, e aí tem que pintar de novo. Mas eu gostei do resultado mesmo assim.

Anônimo disse...

Olá,gostaria de saber qual rodapé combina mais com porcelanato e se os rodapés prontos de cerâmica mesmo ficam legais????? Bjs

Norbert disse...

O mais atual é o uso de rodapés de madeira, em contraste com a cor do piso. Por exemplo, se o seu piso é bege, marrom ou alguma outra cor escura, use um rodapé branco. Em espaços em que o rodapé não ficará muito aparente, não há nenhum problema em utilizar rodapé do próprio piso. O único cuidado, neste caso, é utilizar peças prontas (rodapés do próprio porcelanato, que são vendidos na loja) ou ainda contratar um profissional que saiba cortar rodapés sem deixar rebarbas.
As rebarbas, além de ficarem feias, podem machucar alguém que esbarre nelas.

Unknown disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Unknown disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails